Categoria
- Percurso Pedestre
O percurso tem inicio na Igreja Matriz de Pedorido, zona ribeirinha, onde o Rio Arda beija o Rio Douro. Começa por subir ao Picão, depois do cruzeiro, no Largo do Eirado e entra nos caminhos florestais sobranceiros ao Douro.
Chega ao Penedo do Lastrão, onde os setores de escala perfilados na rocha deixam antever a prática da modalidade, num ambiente natural. Ao fundo, do outro lado da estrada, tem a torre do Poço de Germunde 2, das Minas do Pejão. Seguindo o caminho irá até à Casa da Malta, que serviu de albergue aos mineiros oriundos de outras terras.
No Lugar da Póvoa encontrará a Capela de Santo Isidro, no centro do Lugar. Suba ao monte pelo limite do terreno do Complexo das Minas. O CAN, Centro Aeronáutico do Norte, surge à frente. Nesta pista de aeromodelismo, o cenário é marcado pela grandiosidade do Monte do São Domingos e os pequenos aviões são, facilmente, confundidos com aviões de grande porte, quando fazem voos rasantes.
Continuando o percurso é convidado a visitar o açude de Arejinha, que tem uma panorâmica excelente, principalmente nas épocas do ano em que o ribeiro de Cabanas se apresenta mais abundante.
Desça à Aldeia de Gaído, com a Capela bem no seu centro e aprecie o modo de vida desta aldeia isolada que vai sobrevivendo ao impacto da desertificação. Por entre campos, inicia a descida até ao Rio Arda.
Pelas margens do Arda, o caminho, ladeado de espécies variadas de fauna e flora, faz-se ao ritmo do rio, saboreando todos os passos. Surge mais além, a elegante Ponte do Croca, pintada de verde, em harmonia com a paisagem envolvente. Siga a margem do Rio e aprecie as lagoas que se vão formando e a tranquilidade do espaço envolvente.
Chegando à foz do Arda e, na Margem do Douro tem o merecido e refrescante descanso, no Parque do Choupal das Concas. Siga pela Ponte Centenária de Pedorido, outrora passagem das vagonetas de carvão, sobre carris e chegará ao ponto inicial do percurso.