B4

Cascata da Ribeira de Tendais

Descrição

A ribeira de Tendais, também conhecida por ribeiro de Barrondes, é um dos muitos afluentes que descem as encostas da serra do Montemuro até ao rio Bestança. Nascendo nas encostas da serra, perto de Aveloso, esta ribeira apresenta várias quedas de água, como esta que aqui assoma. Junto a esta podemos observar um grupo de moinhos conhecido por moinhos de Barrondes, ligados por uma série de levadas. Estes fazem parte da carreira de 40 moinhos presentes na ribeira, testemunho da relação desta com as populações de Tendais ao longo dos séculos. Para além deste valioso património cultural, no decurso das límpidas águas da ribeira de Tendais, é possível contemplar ainda uma grande diversidade de fauna e flora.

Património Cultural

O vale do rio Bestança apresenta, desde há muito, uma forte presença humana. O aproveitamento sustentável dos recursos do vale, visível pelas inúmeras estruturas nele existentes, remonta aos primórdios dessa ocupação. Aqui, podemos encontrar casas de apoio à agricultura, palheiros, abrigos de pastor, bem como centenas de moinhos e levadas que preenchem a densa rede hidrográfica do vale. Mais rudimentares, as furnas ou cagufas, são cavidades escavadas na rocha referentes ao período da idade média que serviam como possíveis refúgios habitacionais, e que ocorrem em grande número no vale do Bestança. Por todo este vale destaca-se ainda a extensa rede de caminhos que o atravessa.

Património Natural

As práticas sustentáveis de exploração dos recursos do vale, utilizadas pelas populações locais ao longo dos anos, permitiu a preservação de uma biodiversidade única. Ao longo do vale do Bestança podemos observar, no que respeita à sua fauna e flora, espécies como o lagarto-de-água, a salamandra-lusitânica, o selo-de-salomão ou a arabeta-das-rochas, planta rara, endémica do noroeste peninsular.

Localização

Fermentãos, Mourelos

Informação Técnica

  • Nível de Dificuldade Baixo
  • Tipo de Rota Linear
  • Acesso Carro/Pedonal