As Pedras Talhadas, apesar de parecerem aparentadas, são na realidade dois monólitos de granito distintos que rolaram encosta abaixo vindo a posicionar-se neste curiosa configuração harmoniosa. Estas fazem parte de um conjunto alargado de geoformas graníticas muito frequentes na serra das Talhadas, tendo origem nos enormes afloramentos graníticos caraterísticos desta região, e podem ser classificadas em formas maiores, intermédias e de pormenor. As Pedras Talhadas são um excelente exemplo de formas intermédias, nas quais também se integra o monólito mesmo à entrada das Talhadas e o monólito do Musgo, perto da Silveira. Das formas maiores, destaque para o grande monólito do monte Gralheiro com mais de 20 metros de altura, para o monólito oval de 7 metros junto à estrada do monte Gralheiro, e ainda para o curioso monólito do Cone Invertido na mesma localização.
A serra das Talhadas tem como árvores naturais dominantes o carvalho-alvarinho, nas regiões mais atlânticas, e o sobreiro, nas encostas termófilas. As plantações de eucalipto e pinheiro são aqui muito frequentes, encontrando-se a floresta natural junto aos rios e em pequenas florestas que ainda conservam espécies notáveis como o pica-pau-malhado-grande, a erva-pombinha e o cantarelo. Nos pinhais, é frequente avistarmos bandos de perdizes e, junto aos rios, a borboleta antiopa mostra-se em voos graciosos. Na aldeia de Vilarinho aparecem as cabrinhas, feto raro, relíquia do Terciário que, pela primeira vez, foi observado nesta região.
O nome desta localidade (Talhadas) tem origem nos dois monólitos que se encontram a ladear a EN333, e a sua denominação remonta pelo menos ao ano de 1527, altura em que este local ficou registado no cadastro como “Pedras Talhadas”. Estas pedras estão envoltas numa lenda que reza assim: por ocasião do geral terramoto originado pela morte de Cristo, um enorme bloco granítico rolou pela encosta abaixo e partiu-se em dois, prostrando-se um em frente ao outro como hoje ainda se pode observar, possibilitando assim a passagem da antiga estrada romana. Assim, estas pedras foram batizadas como “Pedras Talhadas” ou ainda “Irmãos Unidos”.