Categoria
- Percurso Pedestre
O percurso tem inicio na Igreja Matriz da Raiva e proporciona uma vista panorâmica para o Rio Douro e a Serra da Boneca. Desça a Travessa do Outeiro até ao Caminho das Fontaínhas e estará junto a um dos locais de maior atividade piscatória da Raiva. Pouco acima, passará o Hotel Douro 41 e ao alto avistará o Monte e a Capela de São Domingos.
Atráves de um caminho estreito em terra batida, a Ponte de Rabuças convida-o a passar por um dos trilhos icónicos de Castelo de Paiva. O riacho, a envolvência da paisagem e a altura da ponte são os ingredientes deste local cheio de simbolismo.
Continuando o percurso encontrará a Capela de Nossa Senhora das Amoras, a zona mais antiga de Oliveira do Arda e o Fundo do Lugar. Na Rua do Vale, o verde toma conta da paisagem e os campos passam a ser a estrada.
Em Alveda, siga, pelo monte, até Folgoso, terra que produz o “melhor pão de ló do universo”. No vale de São Domingos, poderá conhecer também a Capela de São Lourenço e encontrará uma das fábricas de papel mais antigas do País.
Novamente pelo monte, pisará trilhos onde, outrora, seguiam os carris da linha férrea de transporte do Carvão, das Minas do Pejão. Passando o Bairro Mineiro, construído pelos proprietários das minas, avistará o Cavalete do Fojo.
Pelos meandros das minas do Fojo, chegará à Gardunha e através da calçada tradicional chegará a Serradelo. No centro da Aldeia, encontrará a Capela de São Caetano e inicia a subida ao Monte de São Domingos onde poderá entrar no recinto do Santuário e disfrutar da paisagem composta por serras, penedos, rios ( Douro e Arda), aldeias, cidade(Porto), mar e céu.
Já com pés ao caminho, desça a Aldeia do Pereiro até ao Lugar da Raiva, por entre campos, vinhas e linhas de água. O Pelourinho da Raiva, monumento histórico do século XVI, marca a independência da Honra de Raiva em relação a Castelo de Paiva, que vigorou, desde então, até ao século XIX.