Categoria
- Percurso Pedestre
O percurso inicía e termina na Igreja Matriz de São Pedro do Paraíso, um dos templos mais antigos da região, aparecendo documentada desde 1024.
Percorra o lugar de Casal da Renda, onde encontrá o Cruzeiro e a escola onde funcionou o primeiro Posto de Receção Oficial da Telescola, do país. Pelos caminhos do monte, chegará aos Viveiros Sampaio, empresa dedicada a árvores de fruto e de jardim, desde 1930.
Chega à Capela de Santa Eufémia, palco da grande romaria em honra de referida santa, de 14 a 16 de setembro. Conhecida, também, pelas barracas gastronómicas. Na aldeia, pode, ainda, conhecer o Fumeiro Tradicional da Santa Eufémia.
Siga pelos trilhos de Sabariz que o levarão na senda do Pejão. Pelo meio, encontrará as Mamoas de Carvalho Mau, monumentos funerários milenares, cobertos de terra, formando montículos visíveis no meio da vegetação.
Aqui, tem a possibilidade de seguir pela versão reduzida do percurso, indo em direção à Serra de São Pedro. Se seguir no percurso completo parte à descoberta do legado histórico mais recente, focado nas Minas do Pejão.
O Pejão foi, durante várias décadas do século XX, sinónimo de trabalho mineiro e de muito desenvolvimento e prosperidade.
Seguindo o percurso irá até à Capela de Santa Bárbara, padroeira dos mineiros.
Siga pelo meio da vegetação, numa descida tranquila por caminhos de terra batida, até à aldeia isolada de Gondra. Já em Gondra, no cruzeiro da Aldeia poderá avistar a Capela de Santo António, no alto do seu esplendor.
Seguindo o percurso, percorrerá as vinhas do aclamado Vinho Verde da Corga da Chã. A próxima paragem é a aldeia de Paraduça e não tema a subida à Serra de São Pedro. O caminho pode ser íngreme, mas a panorâmica vai compensar. De lá pode ver as principais serras da região e avistar o mar, no horizonte. Resta-lhe descer à Igreja onde esta viagem começou e assim termina este percurso.